© 2016 por Jéssica Paula 

December 7, 2016

Please reload

Sorte em meio à crise? Jamais!

July 6, 2016

 

A atual freada na economia, falta de crédito, crise, não esconde uma oportunidade para o seu negócio? Vou relatar uma história real para mostrar que quando todos estiverem indo para um lado. Pode ser o momento certo de você ir para o outro. Explico:

 

Nos anos 80, o mercado de videogames deu sinais de esgotamento. As pessoas deixaram de comprar e os joguinhos encalharam nas prateleiras. Pesquisas confirmaram que os consumidores haviam perdido o interesse. Os principais fabricantes – Atari, Odissey e Intellevision – resolveram abandonar o segmento.

 

Mas outro concorrente, com as mesmas pesquisas na mão, tirou conclusões diferentes e entrou com tudo no mercado de jogos. Sua primeira ação foi direcionar os produtos e a comunicação para as crianças de 5 a 7 anos que não tinham conhecido os joguinhos tradicionais – e que, portanto, não possuíam resistência alguma. A empresa conseguiu colocar seus jogos de última geração na casa das pessoas. Ao observar os irmãos mais jovens se divertindo, os mais velhos voltaram a se interessar. Assim, a Nintendo ressuscitou o negócio do videogame com o SuperMario Bros. Pouco tempo depois, detinha 80% de um mercado que não parou mais de crescer.

 

 

 

 

Para fazer essa revolução, a Nintendo precisou seguir os passos básicos das grandes histórias de sucesso. Ela conhecia bem o mercado em que estava e o potencial que seus profissionais tinham de criar novos produtos. Ela inovou reprogramando a maneira com que a empresa pensava e produzia. Motivou profissionais para que estimulassem a criatividade e inovação, mesmo em uma época em que eles sentiam estar à beira da demissão. Sabiam exatamente quem atingir e onde queriam chegar.

 

Sorte? Jamais! Eles apenas aliaram competência com oportunidade.

Please reload